quinta-feira, 9 de março de 2017

Aula 05 - 03/03



       Boa tarde pessoal! hoje mais uma vez compartilharemos com vocês através do nosso blog, mais uma das nossas experiências enquanto estudantes do curso de pedagogia, em mais uma aula de Organização do Trabalho Acadêmico e Projetos Integradores I, com o nosso professor Fernando Silvio Cavalcante Pimentel.
      Iniciamos a aula por meio de um debate sobre a pesquisa em campo que cada dupla fez, em uma respectiva escola, a critério, Estadual ou municipal. Um representante de cada dupla se pronunciou quanto as experiências adquiridas por meio desta pesquisa, abordando assim, pontos bastante relevantes noque diz respeito a educação de um modo geral ,mas,especificamente no nosso Estado. A importância dessa pesquisa é para que nós enquanto estudantes do curso de pedagogia e futuros profissionais, conheçamos a realidade da educação e o contexto social o qual estaremos inseridos enquanto profissionais.Além disso, o professor falou um pouco sobre ciências, em se tratando de pesquisa. O que é ciências? como se faz ciências? para que serve ciências? o que é ser um cientista? Vimos que é o confronto do mundo real e (realidade) em busca de entendimento. É ser um mergulhador em águas profundas com todos os riscos, prazeres, precauções, equipamentos e a razão  que ordena, classifica, divide, explica, recusa e cria com o objetivo de descobrir e aumentar o conhecimento. Maravilhoso... show!!!

     No segundo momento da aula demos inicio as apresentações dos seminários sobre os diversos tipos de pesquisa tais como: pesquisa participante que é um processo de pesquisa no qual a comunidade participa na análise de sua própria realidade, com vistas a promover uma transformação social em benefício dos participantes que são oprimidos. Pesquisa etnográfica que é quando o pesquisador por um tempo indeterminado se insere em uma cultura especifica para observar, entender o modo de vida, as crenças e valores de um povo. Pesquisa educação- comparada que é aquela voltada para a política, pesquisa-ação que é aquela que possibilita que o pesquisador intervenha dentro de uma problemática social, analisando-a e anunciando seu objetivo de forma a mobilizar os participantes, construindo novos saberes. Pesquisa web-gráfica e pesquisa cientifica que é toda aquela que é feita através de um rigor metodológico. Foram ótimas todas as apresentações. Aprendemos um pouco sobre os diversos tipos de pesquisas, como um leque de possibilidades para explorarmos enquanto acadêmicos e pesquisadores.
     Antes do término da aula, recebemos sugestões de sites mais indicados para pesquisa tais como: Google acadêmico, cielo, Wikipédia,uso de dicionário cientifico para cada caso. Além disso, nos foi indicado livros para leitura como: metodologia cientifica. O professor também nos fez uma observação quanto a elaboração do nosso futuro TCC abordando a importância da leitura com base em livros que ofertem coletas de informações que assegurem a veracidade e atenda o rigor cientifico.
      E no termino da aula, recebemos um QR code, dando inicio assim a nossa expedição científica.

    

quarta-feira, 1 de março de 2017

Postagem (comentário extra)

    Hoje dia 22/02/2017, a nossa aula foi breve porém, muito especial como sempre. É maravilhoso aprendermos mais e mais sobre "educação" através de uma metodologia de ensino que nos permite viajar, conhecer outros povos e nações, outras culturas, outros modelos de educação tão diferenciado do nosso. A respectiva disciplina " Fundamentos Históricos da Educação" tem sido surpreendente e de muita valia para nossas vidas, enquanto estudantes, futuros professores mas, acima de tudo como cidadãos que somos, atuantes em um mundo com uma pluralidade cultural tão vasta e diversificada, e que se faz necessário um olhar despido de preconceito,de insensibilidade, sendo importante o nosso respeito, a nossa compreensão e o nosso interesse em entender que, por trás de uma cultura , existe uma história, e que nós não podemos descartar adotando assim, um comportamento indiferente, porque de alguma forma estamos inseridos nesta mesma história.
    Na aula de hoje, assistimos um breve vídeo internacional onde as pessoas entrevistadas quanto a sua nacionalidade, defendiam a sua origem patriarcal como uma raça pura isenta da mistura de outras raças, até que essas mesmas pessoas foram submetidas ao exame de DNA para estudo e após os resultados, descobriram uma complexa mistura quanto a sua  árvore genealógica. No final entenderam que todos nós somos uma mistura. Vídeo maravilhoso! uma lição de vida. Posterior a esse vídeo aprendemos um pouco mais sobre os povos indígenas , os primeiros habitantes do Brasil . Foi de grande valia revermos a história desses povos, pois sempre ouvimos falar dos mesmos de forma muito superficial e distorcida, onde estes, quase sempre foram interpretados como selvagens , mal educados e tantos outros atributos errôneos. Na verdade trata-se de um povo com uma educação própria, um modo de vida indiferente ao nosso sistema capitalista.
    Com isso entendemos que a educação também deseduca. É de fundamental importância entendermos que outros países e culturas estão interligados a nossa história, no entanto não podemos desconsiderar os outros povos, nem a sua educação. Somos educados para ser o que somos nos espaços que ocupamos. Estudar as sociedades é estudar cada um de nós, e para não  sermos ignorantes e agirmos como tal, é sábio percorrermos o caminho do meio, pois não existe um padrão único de educação, existem educações.