sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Entrevista na escola - 17/02

             Escola Municipal  localizada no bairro Village Campestre I em Maceió.

            Entrevista realizada com a Diretora adjunta: MBB

1 -  Quais os recursos tecnológicos que a escola possui e como têm sido utilizados em sala de aula?

A escola dispõe de equipamento multimidia, mas nem todos os professores o utilizam. Possui uma sala de informatica, mas no momento esta desativada por falta de profissional capacitado.A escola desde de 2016 possui, como toda escola municipal de Maceió, o Sislame (Sistema para Administração e Controle Escolar), caracteriza-se no oferecimento de recursos online de diversas ferramentas para administração de dados das secretarias das escolas. São ferramentas como: frequência escolar dos alunos, em todos os bimestres, notas das atividades bimestrais, média anual, relatórios, pareceres e outros.

2 - Em se tratando de alunos especiais, como a escola tem trabalhado para que eles se desenvolva cognitivamente?

A escola possui uma sala de recursos multifuncional para o Atendimento Educacional Especializado, onde as crianças especiais são atendidas no turno inversos por uma profissional formada em História e Educação Física e mestrado em Educação Especial e Direito Educacional. A escola possui rampa adaptada e material diferenciado que faz uso dependendo do caso. 

3 - Ao preparar o plano de aula, qual tem sido a prioridade do professor?

O desenvolvimento integral do aluno, considerando a sua história de vida. Procurando com amor e dedicação fazer com que eles se interessem pelos estudos e mudem a sua realidade de vida.

4 - A escola tem trabalhado de forma a inter-relacionar  o aprendizado nas diversas disciplinas?

sim, Através de mini projetos, temos trabalhado com temas transversais.

5 - Quantos professores a escola possui e qual a sua formação? 

Temos na escola 70 funcionários de forma geral. Todos os nossos professores possuem graduação



Aula 04 - 10/02



        Na aula do dia 10/02 iniciamos a aula, com a busca no dicionário da seguintes palavras: nortear, interdisciplinar, diretriz, intervenção, ressignificar e contexto.Em seguida, passamos a discutir sobre a ementa das disciplinas de Organização de Trabalhos Acadêmicos e Projetos integradores. Destacamos a seguinte frase dita pelo professor:
" Precisamos integrar o conhecimento das demais disciplinas com o objetivo de levar o aluno a fazer reflexão sobre as práticas pedagógicas"

                         Senso Comum                     



                                                      Conhecimento Filosófico

Conhecimento Religioso


Conhecimento Científico





          Como forma de fixarmos as características de cada tipo de conhecimento,nos foi solicitado assistir os videos produzidos pelos grupos e desenvolvermos uma tabela com as características de cada tipo, como apresentamos a seguir:



        
               Após discutirmos um pouco sobre o conteúdo dos videos produzidos pelos grupos, passamos a conversar sobre: Metodologia de Pesquisa em Educação. 
             O professor leu no livro " O mundo de Sofia" na pagina 30 onde fala que a vida vai nos absorvendo de tal forma, que vamos perdendo a admiração pelas coisas. Não podemos nos acostumar com o mundo, devemos está inquietos com o que está a nossa volta. A inquietação nos motiva a pesquisar.


Livro O Mundo de Sofia

              A pesquisa é a investigação feita com o objetivo expresso de obter conhecimento específico e estruturado sobre um assunto preciso. A pesquisa está presente, no dia-a-dia, nas ações mais corriqueiras, no desenvolvimento da ciência, no avanço tecnológico e no progresso intelectual de um indivíduo. O ponto inicial para se estabelecer um método científico é o problema, a duvida sobre um determinado assunto. Dependendo do objetivo da pesquisa é que definimos qual o tipo de pesquisa iremos realizar. E dependendo do tipo de pesquisa, definiremos os instrumentos de pesquisa.
             Fomos desafiados a pensar a escola como campo de pesquisa. Como olhar a escola? O que nos chama a atenção? Diante do que já lemos e estudamos, que questões queremos fazer para compreender a escola? Para isso, iremos realizar uma pesquisa, através de entrevista com a diretora, ou supervisora de uma escola pública.
             
           Mais uma vez, fomos divididos em grupos para pesquisarmos sobre os seguintes tipos de pesquisa: etnografia, pesquisa participante, estudo de caso, pesquisa ação,
webgrafia e educação comparada. Deveremos pesquisar o que é? Como se faz? tecnicas de coleta de dados e tecnicas de análise de dados. A pesquisa deverá ser feita no dia 24/02 e apresentada dia 03/03.

              
             

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Aula 03 - 03/02

Na aula da sexta-feira dia 03/02, o professor Fernando Pimentel mais uma vez dividiu a turma em grupos, utilizando os meses de nascimento de cada aluno. Os métodos utilizados pelo professor para dividir os grupos de trabalho na aula, tem como objetivo termos novas vivencias de grupo com vários alunos diferentes, onde podemos desconstruir vários saberes para construir conhecimento novo.
Na primeira divisão de grupos, cada componente apresentou e discutiu o seu mapa conceitual, realizado após a leitura capitulo 2 do livro do Carl Sagan intitulado “O mundo assombrado pelos demônios”. Percebemos que cada um enfatizou algo diferente no texto.

 Realizamos o seguinte resumo baseado nos mapas discutidos:
 O autor enfatiza que a ciência é uma tentativa de compreender o mundo, de controlar as coisas, de ter domínio sobre nós mesmos, de seguirmos um rumo seguro e ao mesmo tempo se contradiz desconstruindo tal reflexão ao afirmar "Há muitas coisas que a ciência não compreende, muitos mistérios que ainda devem ser resolvidos", " tropeçamos constantemente em surpresas" ( Carl Sagan).
 De certa forma, a maneira de pensar cientifica é disciplinada e imaginativa ao mesmo tempo. A ciência nos convida a aceitar os fatos.
Após as discussões, o professor apresenta como fazer a sistematização. No endereço eletrônico http://www.cepalforja.org/sistem/bvirtual/wp-content/uploads/2013/11/o-que-e-sistematizacao-uma-pergunta-diversas-respostas.pdf encontramos a seguinte definição para a sistematização:
O professor passa a explicar o que é sistematização e apresenta os passos para a realização de um trabalho cientifico utilizando o método de sistematização.
  1. Problematização;            * Objetivo
  2. Definição do projeto⬌   * justificativa
                                              * Metodologia
  3. Revisão bibliográfica ou estado da arte;
  4. Coleta de dados -  trabalhamos com fatos. Mostragem,entrevistas, questionários – ter atenção para não coletar dados demais ;
  5. Análise dos dados – a partir da coleta de   dados;                                      
  6. Redação;
  7. Publicação.
Mais uma vez a turma é dividida em grupos, desta vez o professor usou como critério para divisão os números 1,2 e 3 e com base no texto lido: “ Tipos de conhecimentos” de Carlos José Giudice dos Santos nos direcionou a fazermos uma pesquisa na UFAL. Cada grupo deveria entrevistar 20 pessoas fazendo as seguintes perguntas: nome, idade, curso e nosso grupo deveria perguntar: O que é conhecimento religioso?

             Após as entrevistas, fizemos a tabulação dos dados. A tabulação da pesquisa que realizamos, pode ser feita utilizando a idade, curso, tabela gráfica ou as respostas.

Mapa conceitual Tipos de Conhecimento



domingo, 5 de fevereiro de 2017

aula 02 - 27/01

   Boa tarde pessoal! Hoje, sexta feira, dia 27/01/2017, em mais uma aula com o nosso professor Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, das disciplinas de Organização do Trabalho Acadêmico e Projetos Integradores I, tivemos uma aula bastante proveitosa enquanto estudantes iniciantes do curso de Pedagogia. Iremos compartilhar com vocês o que aprendemos hoje, os rendimentos dessa aprendizagem e sua contribuição significativa para nossa formação como futuros professores.
    ATO DE LER E AS PRÁTICAS ATUAIS DE LEITURA foi o conteúdo de hoje. O que é leitura? Vimos que o significado de leitura é bastante amplo, pois a atividade de ler é um processo que envolve um ato de seleção, percepção, assimilação, abstração, memória e processamento dos componentes textuais, e que serve para desenvolvermos nossas habilidades linguísticas e psicológicas, capacitando-nos a ler de forma integral. Entendermos um pouco sobre tipos específicos de dicionário e manuseio quanto ao seu uso e significados de palavras, e recebermos orientações de como realizar uma leitura, foi de grande valia e irá contribuir significativamente como um norte no decorrer deste curso.
    As dicas de leitura como: sublinhar as palavras que mais chamou atenção e anotar na margem direita o que entendeu, buscando reconhecer características peculiares de um determinado autor, identificando-o  em outra ocasião , entender os diferentes tipos de leitura tais como: leitura objetiva e programática, foi muito interessante. Pois a realidade quanto a nossa trajetória escolar como leitores, tem sido constatada de forma negativa, ou seja, apresentando um déficit quanto a produção de textos, devido não termos sido estimulados e orientados a ler de forma objetiva e intencional com a finalidade de nos tornarmos seres pensantes e formadores de opinião.







O conhecimento nos liberta!

Apesar de estarmos na Universidade a menos de um mês, não somos mais os mesmos e isso tem contribuído significativamente para com o nosso crescimento. Vivemos em um país subdesenvolvido, disso nós já sabemos, mas o que todos não sabem é que caminhamos e ao mesmo tempo retrocedemos. Fala-se muito sobre educação, e que é preciso um maior investimento. Investir em qual educação?  Aprendemos que não existe apenas  educação e sim educações, e que a tarefa de educar significa educar para ensinar, para aprender, para fazer, para ser e conviver. O caos em que vivemos no nosso país como desigualdade social e tantas outras mazelas consequente da falta de amor ao próximo que gera a corrupção e desestabiliza o país, nos faz refletir sobre o que é educação. Com isso chegamos a conclusão de que necessitamos de uma  reforma urgente quanto aquilo que nos é proposto como educação , que seja incluso o ensinar a ser e a conviver em sociedade.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Aula 01 - 20/01


   Nesta sexta feira dia 20/01/2017, nós, alunos do curso de pedagogia 1º período vespertino, em sala com a presença do professor Fernando Silvio C. Pimentel e sua apresentação quanto as suas respectivas disciplinas: Organização do Trabalho Acadêmico e Projetos Integradores I, as quais iremos estudar no decorrer deste semestre, num intervalo de tempo, nos apresentamos uns para os outros e tivemos um momento de fala individual, respondendo as seguintes perguntas: o por que da escolha do curso de pedagogia? O que esperamos quanto à disciplina de Projetos Integradores?
   Posterior a esse primeiro contato, professor aluno, aluno professor, o mesmo fez uma breve explanação quanto ao conteúdo de aprendizagem, levando-nos a entender tal conceito como algo processual, ousado e profundo, fruto de um interesse investigativo ilimitado do individuo quanto ao mundo no qual está inserido. Sermos incitados a pensar e definir um conceito ao tema "aprendizagem", foi algo muito bom, porque nos despertou a sairmos de uma zona de pensamentos limitados e um olhar estagnado com relação ao mundo e o que está ao nosso redor. No entanto, foi uma aula bastante proveitosa para nós, porque teve como efeito um estímulo provocador enquanto eterno aprendiz. Ao término desta aula, o professor nos apresentou sua metodologia de ensino, os meios e ferramentas pelas quais iremos nos comunicar ( sit, blog, etc...)  e seremos observados , analisados e avaliados. Recebemos indicação de livros para leitura, sugestão quanto a montagem de uma biblioteca individual, porém aberta à coletividade da turma, como incentivo para o nosso futuro TCC. Como solicitação  de atividade extra classe, nos foi solicitado a criação deste blog (webfólio) em dupla, mapa conceitual de um respectivo livro, e a elaboração do nosso curriculum (lattes) individual, constando nossa vida acadêmica.
   Além disso, Educação e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, disciplina da Professora Cleide Jane de Sá Araújo Costa, em sua aula ministrada em sala, nesta segunda feira, dia 23/01/17, onde foram discutidas a importância da Tecnologia e dos aspectos metodológicos no contexto escolar. Nos chamou bastante atenção este tema, porque apesar de vivermos em um século de grandes avanços tecnológicos, onde em boa parte das escolas da rede pública existe a disponibilidade de aparatos para serem usados como ferramenta pedagógica, falta o mais importante que é a mão de obra qualificada, ou seja, o professor  que tem o conhecimento e o domina através da pratica de suas habilidades e exploração deste mundo tão vasto em conhecimento, que é o mundo da internet. Relacionamos no entanto este tema a disciplina de Organização do Trabalho Acadêmico e Projetos Integradores, porque entendemos a importância da unificação do ensino aprendizagem e domínio dessas tecnologias para um êxito mais significativo e proveitoso para o aluno em sua trajetória escolar e toda sua vida.

Apresentação





Olá! somos Magdala Veiga e Claudia, alunas do curso de Pedagogia  1° período, vespertino,  da Universidade Federal de Alagoas. Através desse blog iremos compartilhar tudo que vivenciaremos no decorrer das aulas de Organização do Trabalho Acadêmico e Projetos Integradores que tem como orientador o professor Fernando Silvio C. Pimentel.