quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Aula 03 - 03/02

Na aula da sexta-feira dia 03/02, o professor Fernando Pimentel mais uma vez dividiu a turma em grupos, utilizando os meses de nascimento de cada aluno. Os métodos utilizados pelo professor para dividir os grupos de trabalho na aula, tem como objetivo termos novas vivencias de grupo com vários alunos diferentes, onde podemos desconstruir vários saberes para construir conhecimento novo.
Na primeira divisão de grupos, cada componente apresentou e discutiu o seu mapa conceitual, realizado após a leitura capitulo 2 do livro do Carl Sagan intitulado “O mundo assombrado pelos demônios”. Percebemos que cada um enfatizou algo diferente no texto.

 Realizamos o seguinte resumo baseado nos mapas discutidos:
 O autor enfatiza que a ciência é uma tentativa de compreender o mundo, de controlar as coisas, de ter domínio sobre nós mesmos, de seguirmos um rumo seguro e ao mesmo tempo se contradiz desconstruindo tal reflexão ao afirmar "Há muitas coisas que a ciência não compreende, muitos mistérios que ainda devem ser resolvidos", " tropeçamos constantemente em surpresas" ( Carl Sagan).
 De certa forma, a maneira de pensar cientifica é disciplinada e imaginativa ao mesmo tempo. A ciência nos convida a aceitar os fatos.
Após as discussões, o professor apresenta como fazer a sistematização. No endereço eletrônico http://www.cepalforja.org/sistem/bvirtual/wp-content/uploads/2013/11/o-que-e-sistematizacao-uma-pergunta-diversas-respostas.pdf encontramos a seguinte definição para a sistematização:
O professor passa a explicar o que é sistematização e apresenta os passos para a realização de um trabalho cientifico utilizando o método de sistematização.
  1. Problematização;            * Objetivo
  2. Definição do projeto⬌   * justificativa
                                              * Metodologia
  3. Revisão bibliográfica ou estado da arte;
  4. Coleta de dados -  trabalhamos com fatos. Mostragem,entrevistas, questionários – ter atenção para não coletar dados demais ;
  5. Análise dos dados – a partir da coleta de   dados;                                      
  6. Redação;
  7. Publicação.
Mais uma vez a turma é dividida em grupos, desta vez o professor usou como critério para divisão os números 1,2 e 3 e com base no texto lido: “ Tipos de conhecimentos” de Carlos José Giudice dos Santos nos direcionou a fazermos uma pesquisa na UFAL. Cada grupo deveria entrevistar 20 pessoas fazendo as seguintes perguntas: nome, idade, curso e nosso grupo deveria perguntar: O que é conhecimento religioso?

             Após as entrevistas, fizemos a tabulação dos dados. A tabulação da pesquisa que realizamos, pode ser feita utilizando a idade, curso, tabela gráfica ou as respostas.

Mapa conceitual Tipos de Conhecimento



Nenhum comentário:

Postar um comentário