domingo, 5 de fevereiro de 2017

aula 02 - 27/01

   Boa tarde pessoal! Hoje, sexta feira, dia 27/01/2017, em mais uma aula com o nosso professor Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, das disciplinas de Organização do Trabalho Acadêmico e Projetos Integradores I, tivemos uma aula bastante proveitosa enquanto estudantes iniciantes do curso de Pedagogia. Iremos compartilhar com vocês o que aprendemos hoje, os rendimentos dessa aprendizagem e sua contribuição significativa para nossa formação como futuros professores.
    ATO DE LER E AS PRÁTICAS ATUAIS DE LEITURA foi o conteúdo de hoje. O que é leitura? Vimos que o significado de leitura é bastante amplo, pois a atividade de ler é um processo que envolve um ato de seleção, percepção, assimilação, abstração, memória e processamento dos componentes textuais, e que serve para desenvolvermos nossas habilidades linguísticas e psicológicas, capacitando-nos a ler de forma integral. Entendermos um pouco sobre tipos específicos de dicionário e manuseio quanto ao seu uso e significados de palavras, e recebermos orientações de como realizar uma leitura, foi de grande valia e irá contribuir significativamente como um norte no decorrer deste curso.
    As dicas de leitura como: sublinhar as palavras que mais chamou atenção e anotar na margem direita o que entendeu, buscando reconhecer características peculiares de um determinado autor, identificando-o  em outra ocasião , entender os diferentes tipos de leitura tais como: leitura objetiva e programática, foi muito interessante. Pois a realidade quanto a nossa trajetória escolar como leitores, tem sido constatada de forma negativa, ou seja, apresentando um déficit quanto a produção de textos, devido não termos sido estimulados e orientados a ler de forma objetiva e intencional com a finalidade de nos tornarmos seres pensantes e formadores de opinião.







O conhecimento nos liberta!

Apesar de estarmos na Universidade a menos de um mês, não somos mais os mesmos e isso tem contribuído significativamente para com o nosso crescimento. Vivemos em um país subdesenvolvido, disso nós já sabemos, mas o que todos não sabem é que caminhamos e ao mesmo tempo retrocedemos. Fala-se muito sobre educação, e que é preciso um maior investimento. Investir em qual educação?  Aprendemos que não existe apenas  educação e sim educações, e que a tarefa de educar significa educar para ensinar, para aprender, para fazer, para ser e conviver. O caos em que vivemos no nosso país como desigualdade social e tantas outras mazelas consequente da falta de amor ao próximo que gera a corrupção e desestabiliza o país, nos faz refletir sobre o que é educação. Com isso chegamos a conclusão de que necessitamos de uma  reforma urgente quanto aquilo que nos é proposto como educação , que seja incluso o ensinar a ser e a conviver em sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário